Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

19 de agosto de 2017

Leis que pegam (bem!)

Galeno Amorim

As leis, ainda que custemos a perceber, podem ter função poderosa para alavancar o combate às desigualdades em países como o nosso, onde elas, embora um pouco menores, ainda campeiam a mão cheia.

É o caso da Lei 10.639, sancionada em 2003 por Lula, tornando obrigatória, nas escolas do País, uma nova abordagem sobre a questão do negro no Brasil, algo essencial no combate à chaga do racismo na sociedade.

Até hoje o mercado editorial é impactado por isso, com uma onda de obras extraordinárias, para todas as idades, sobre o tema. A escritora Lara Orlow, por exemplo, misturou adolescentes, mistério, antigos mitos e lendas dos orixás e os dilemas da sociedade moderna. Que bom que tem sido assim!

Leia abaixo um pouco sobre o livro "A Saga de Orum", nas palavras da própria autora:

"Trata-se de uma aventura juvenil, baseada na mitologia africana. A Saga de Orum tem ponto de partida no Brasil atual, com três jovens de classes sociais e estilos de vida completamente diferentes, mas todos ícones componentes da sociedade brasileira. A estória remonta os antigos mitos e lendas dos orixás, quando os jovens precisam solucionar um mistério, cumprir uma profecia e salvar o mundo. A publicação foi feita em setembro/2013 e seis meses depois o livro já está cumprindo a missão para qual foi escrito, uma escola estadual o adotou como obra principal para o projeto de leitura do 6º ano do ensino fundamental."

Mais Posts do Blog

Todas as notícias sobre "Posts do Blog"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

496.800.000

Livros lidos em 230 dias de 2017 no país