Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

20 de setembro de 2018

Escolas da rede municipal de ensino recebem Bibliotecas Ecológicas

Érica Marinho - 19/06/2018

Os alunos da Escola Municipal Maria Leide, localizada na BR-174 (Manaus – Boa Vista), na zona rural de Manaus, serão agraciados nesta quarta-feira, 20/6, com uma biblioteca ecológica, viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Rede Educare e a empresa 3M, de Mineração e Manufatura de Minnesota (EUA). Nesta terça-feira, 19, pela manhã, os mais de 1,2 mil alunos da Escola Municipal Professora Dalvina Silva de Oliveira, localizada no Tarumã, zona Oeste, foram contemplados com uma biblioteca ecológica.

 

19.06.18 Bibliotecas Ecológicas.

O espaço, que este ano recebeu o nome de “Projeto Casinha de Livros”, é construído com material reciclável e conta com um acervo de 500 livros, com obras para professores e estudantes, equipado com mesas, cadeiras, cortinas, fantoches, puffs, tatame e grama sintética, tudo para deixar o aluno à vontade.

 

A secretária de educação, Kátia Schweickardt, esteve presente na entrega, acompanhada da subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, da chefe do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Marcionília Bessa, a chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, Regina Ortiz, do gestor da unidade, José Francisco da Silva, além dos representantes da Rede Educare, Kátia Rocha e da empresa 3M de Manaus, Fernando Pelicano.

 

A secretária da Semed destacou a importância da leitura na vida do estudante e o papel da família no processo de crescimento estudantil, unindo comunidade, escola e empresas parceiras, que buscam contribuir com uma educação de qualidade.

 

“A Semed desenvolve um trabalho importante na educação de Manaus, todos os dias são abertas 498 escolas que recebem mais de 242 mil alunos e nós não fazemos isso sozinhos, precisamos do apoio dos gestores, professores e principalmente da família. As empresas parceiras também têm um papel fundamental, exemplo disso é essa biblioteca que acabamos de receber e todos os alunos poderão utilizar”, ressaltou Kátia.

Parceria

Todo o material da biblioteca foi doado pela empresa 3M e desenvolvido pela Rede Educare. A parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Semed e as empresas iniciou em 2015, quando a biblioteca foi denominada como “Ecoteca” e em 2016/17 recebeu o nome de “Biblioteca Dinâmica”. Desde então, sete unidades já receberam o projeto educacional ligado ao estímulo à leitura.

 

“O único pedido que temos a fazer é que todos os alunos aproveitem da melhor forma esse espaço. Estudem, leiam e se envolvam com os livros. Nós ficamos muito felizes em poder ajudar na educação dos nossos jovens e é nos livros que encontramos esse grande poder de transformação”, mencionou o diretor da empresa 3M, Fernando Pelicano.

 

Para a aluna Aysha Melo, 14, do 8º ano, a leitura, entre outras vantagens, possibilita o poder de se expressar melhor. “Eu gosto muito de ler, praticamente já li todos os livros que tem na nossa biblioteca e agora recebendo essa outra, estamos ganhando mais livros novos e eu já estou ansiosa para começar a utilizá-la”, disse Aysha.

Mais Quem investe em leitura

Todas as notícias sobre "Quem investe em leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

565.920.000

Livros lidos em 262 dias de 2018 no país

Publicidade