Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

23 de setembro de 2018

Geladeira repleta de livros é destaque em comércio da região central de Mogi

Ludmila Fontoura - 21/06/2018


Uma geladeira sem conserto, e que estava sem vida, tomou novo rumo no último mês. Agora, toda cheia de adesivo, que inspira a leitura, e recheada de obras dos mais variados gêneros, a majestosa geladeira está à disposição de quem tem apreço pelas letras ou gostaria de ter. Localizada dentro da empresa Jet & Comp, de propriedade de Cinthia Queiroz de Andrade, a geladeira comporta cerca de 300 obras, que podem ser emprestadas ou retiradas sem devolução por quem ama a leitura. A ideia de colocar os títulos à disposição dos cidadãos foi da própria Cinthia, que viu o projeto circulando na cidade e resolveu aderir também. Quem quiser também pode ajudar a aumentar o acervo com a doação de livros. Cinthia também aceita!
A empresária contou que as obras que recheiam a geladeira são livros que ela adquiriu ao longo de sua vida. Ela, como boa leitora que é, desde pequena, tem apreço pelo universo literário, mas estava com muitas obras do seu acervo paradas, sem circulação por outras mãos e mentes. Então, daí é que veio a ideia de compartilhar com outras pessoas.
“Todos eram meus, pegava dinheiro da minha mesada quando era adolescente para comprar livros. Eu comecei a gostar de ler na escola, a professora levava uma caixa de livros na sala de aula e dizia para escolhermos alguns para ler. Foram todos (os livros de Cinthia) conquistados com tanto carinho, que pensei: vou pôr na loja!”, recordou Cinthia.
Como um dia foi incentivada, a empresária agora se realiza incentivando a leitura. Há obras do universo infantil, juvenil, têm livros de ficção, religiosos, de autoajuda, poesia, clássicos da literatura e de autores de Mogi Mirim também.
Como Cinthia já leu praticamente todos os títulos que ela disponibiliza, o interessante é que pode comentar com as pessoas que retiram os livros sobre as obras. Ela contou que acabou por descobrir que existem muitos clientes da Jet & Comp que amam ler por causa da geladeira. “Eu acho muito legal porque posso falar sobre os livros. Acabo descobrindo clientes que leem e que até passaram a trazer os filhos para cá”.
Para pôr o projeto em prática, Cinthia contou com o suporte da administradora Tanyra do Amaral (inclusive, ela esteve nas páginas de O POPULAR na última semana, em uma matéria sobre inovação nas empresas). Tanyra já havia desenvolvido o projeto da geladeira em mais dois locais da cidade, sendo que uma geladeira está instalada no setor de hemodiálise da Santa Casa de Mogi Mirim e a outra nas Faculdades Santa Lúcia. A geladeira que fica na Santa Casa foi instalada em parceria com o Colégio Delta Nobre, de Mogi Mirim.
Tanyra já era cliente de Cinthia quando as ideias começaram a aflorar e, de lá até colocar a geladeira na loja, foi um pulo. A empresária conseguiu a geladeira com a Refrigeração Andrade e a Jet & Comp realizou o envelopamento da peça. O projeto também teve apoio da empresa D’Pil.
Quem quiser conhecer a geladeira, retirar livros e doar obras, a Jet & Comp fica localizada à Avenida Brasil, n° 1.305, na Vila Bordignon, em Mogi Mirim. O horário de atendimento é de segunda até sexta-feira, das 8h30 às 18h, e aos sábado segue entre 8h30 e 12h.

Mais Quem investe em leitura

Todas as notícias sobre "Quem investe em leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

572.400.000

Livros lidos em 265 dias de 2018 no país

Publicidade