Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

16 de outubro de 2018

Guarupass promove distribuição de livros aos usuários do transporte coletivo

segs.com.br 20/04/2018

A Guarupass – Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de passageiros de Guarulhos, vai distribuir 16 mil livros nos terminais urbanos da cidade entre os dias 23 e 27 de abril. A iniciativa, em comemoração ao Dia Mundial do Livro, visa incentivar a leitura entre os usuários do transporte coletivo, reforçando o compromisso da entidade com a população local. Realizada em parceria com o Grupo Projetos de Leitura, a ação faz parte do programa “Viajando na Leitura” e ocorre nos terminais Pimentas, São João e Cecap, nos seguintes dias e horários:

Terminal Pimentas
23/4 - Segunda-feira - Das 8h às 12h
24/4 - Terça-feira - Das 13h às 17h

Terminal São João
25/4 - Quarta-feira - Das 8h às 12h
26/4 - Quinta-feira - Das 13h às 17h

Terminal Cecap
27/4 - Sexta-feira - Das 9h às 13h

O autor do projeto, o escritor Laé de Souza estará presente nos terminais para acompanhar a ação e conversar com os leitores. Todos os livros distribuídos contarão com o selo “Leia-me e me esqueça por aí”, além de orientações ao leitor pedindo para que, após a leitura, ele retorne o exemplar ao sistema de transporte público. O objetivo é promover a circulação dos livros doados, possibilitando que várias pessoas tenham acesso ao material.

“Essa é a terceira edição da ação na cidade de Guarulhos e o segundo ano consecutivo que a Guarupass promove a distribuição de livros em parceria com o Grupo Projetos de Leitura. Neste ano, mais que dobramos o número de exemplares e ampliamos a ação para mais terminais, para que mais pessoas possam participar e sejam beneficiadas com esse projeto”, afirma Márcio Pacheco, diretor Executivo da Guarupass.

Serão distribuídos nos terminais obras para os públicos infantil, juvenil e adulto. Os livros são ilustrados e contam histórias emocionantes que permitem estimular a criatividade. De acordo com o autor Laé de Souza, a expectativa é que o projeto leve as pessoas a descobrirem o prazer pela leitura. “Facilitar o acesso aos livros é uma das maneiras de incentivar a leitura. A proximidade com o livro, permite que o indivíduo desenvolva melhor a sua ortografia, imaginação, criatividade e a possibilidade de desfrutar de muitas histórias interessantes”, destaca.

Sobre a Guarupass
A Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região) é referência no setor de transportes há 23 anos. Além disso, é uma das pioneiras no segmento de bilhetagem eletrônica no País.

Responsável pela criação e administração do Bilhete Único de Guarulhos, cartão eletrônico válido em todas as empresas de ônibus da região, a entidade funciona também como importante elo entre o poder público, usuários do transporte e as Concessionárias do município. Realiza ainda estudos técnicos, visando contribuir com a modernidade, segurança e bem-estar dos passageiros. Sua sede está localizada no centro de Guarulhos, onde também está situada sua loja. No local, os clientes e usuários podem fazer o cadastro, carregar os bilhetes e ter acesso aos demais produtos.

A Guarupass administra mais cinco lojas nos terminais de ônibus da cidade e mais de 100 postos de venda terceirizados. Com forte atuação em ações de responsabilidade social, apoia campanhas e entidades por meio de diversos projetos, como o Escola na Garagem, Campanha do Agasalho, do Casamento Comunitário, Natal Solidário, entre outros. As nove empresas associadas contam com quase sete mil colaboradores e transportam cerca de 400 mil pessoas todos os dias no sistema municipal.

Sobre o Grupo Projetos de Leitura
O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e reúne várias iniciativas de incentivo à leitura, aprovadas pelo Ministério da Cultura.

Com sede em São Paulo, o Grupo Projetos de Leitura atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: criar o hábito da leitura.

Sobre o autor
O escritor Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura, de livros infantis, juvenis e adultos, e coordenador do Grupo Projetos de Leitura há 17 anos.

Mais Clipping do livro e leitura

Todas as notícias sobre "Clipping do livro e leitura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

622.080.000

Livros lidos em 288 dias de 2018 no país

Publicidade