Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

26 de setembro de 2017

Bienal do Rio terá espaço nerd este ano

Bruno Aires - Nerdsite

Faltam apenas 5 dias para a 18ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. A feira literária, que já é considerada o terceiro maior evento do Brasil, acontece entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro, no Riocentro. Os números impressionam: são mais de 300 convidados confirmados, ao longo 360 horas de programação, em um espaço de 80 mil m².

Como bons apaixonados pela leitura, os nerds terão mais destaque este ano. O release oficial do evento indica que a grande novidade da edição é o espaço Geek & Quadrinhos, com temas sobre a representatividade feminina e a realidade atual da profissão de quadrinista. O espaço abrigará mesas de jogos, batalhas medievais e realidade virtual. Há ainda uma programação especial para os “pequenos nerds”, desenvolvida pelo Mundinho Geek, com oficinas de Quadrinhos, Cosmaker e Poções, pintura facial geek e quiz sobre Star Wars.

O Café Literário, sucesso todos os anos, está dividido em três grupos de assunto. O primeiro aborda temas como igualdade e política, o segundo tratará da literatura e o terceiro grupo vai abordar variedades e celebrações. Além disso, o espaço terá sessões infantis, o Cafezinho Literário. Rita Lobo, Arthur Xexéo, André Trigueiro, Fabrício Carpinejar e Ruy Castro, Ana Paula Maia, Fernando Gabeira, Martinho da Vila, Alberto Mussa, Heloisa Seixas, Muniz Sodré, Bruna Beber e Miriam Leitão são alguns nomes que compõem a programação.

O público jovem também poderá aproveitar a Arena #SemFiltro, que esse ano passará a receber 400 pessoas para debates sobre games, representatividade LGBT, feminismo, música e poesia, com nomes como Maisa, Helio de la Peña, Larissa Manuela, Mario Sérgio Cortella, Kéfera, Marcelo Yuka, Rafael Vitti e Marina Ruy Barbosa. A programação dos espaços se completa com o EntreLetras, para pequenos leitores. O espaço vai oferecer ao visitante letras e palavras para que cada um possa criar suas narrativas em diversas estações de brincadeiras.

A equipe do evento diz que a Bienal do Livro vai reunir este ano o maior elenco de escritores brasileiros de todos os tempos. Ao longos dos 11 dias, serão mais de 300 autores como Ana Paula Maia, Martinho da Vila, Pedro Siqueira, Lilian Schawarcz, Fernando Gabeira, Alessandro Molon, Alberto Mussa, Marcelino Freire, Ilona Szabo, Artur Xéxeo, Gabriel Bá e Fabio Moon, Will Conrad, Cris Peter, Carlos Ruas, Tico Santa Cruz, Maju Trindade, Malena Nunes, dentre outros.

Grandes nomes internacionais também estão confirmados, entre eles a britânica Paula Hawkins, que vendeu mais de 20 milhões de exemplares com a publicação “A garota do trem”; Gayle Forman, do best-seller “Se eu ficar”; Jenny Han, da trilogia iniciada com “Para todos os garotos que já amei”; Sofia Silva, da série “Quebrados”; Abbi Glines, da coleção “Rosemary Beach”; Charles Duhigg, de “O Poder do hábito”; Carl Hart, autor de “Um preço muito alto”; Karin Slaughter, de “Cega”; Victoria Schwab, da série “Um tom mais escuro de magia”.

Mais Circuito de Feiras e Festivais de Literatura

Todas as notícias sobre "Circuito de Feiras e Festivais de Literatura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

578.880.000

Livros lidos em 268 dias de 2017 no país