Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

19 de agosto de 2017

18ª Bienal do Livro no Rio traz espaços inéditos e celebra a literatura nacional

Bárbara Allen - Cabana do Leitor - 09/08/2017

O maior evento literário do Brasil, que acontece entre 31 de agosto e 10 de setembro no Riocentro, realizou ontem (08/08) uma coletiva para apresentar toda a programação cultural. A 18ª Bienal do Livro Rio traz espaços inéditos e celebra a literatura nacional.

Esse ano, a Bienal contará com 40% do número de sessões a mais do que da última edição. Serão mais de 300 autores, nacionais e internacionais. Para Marcos Pereira, presidente da SNEL, a intenção desta edição é resgatar o valor do livro.

13 autores internacionais estarão distribuindo autógrafos e batendo um papo super divertido com os seus fãs. A autora Abbi Glines estará no dia 03/09 (domingo) falando um pouco sobre seus livros e o norte americano Carl Hart marcará presença no evento no dia 09/09 (sábado). Charles Duhhigg, Jenny Han (Para todos os Garotos que Já Amei), Leisa Rayven e outros também estarão presentes.

Além dos tradicionais espaços Café Literário e o espaço infantil, nesta edição teremos duas novas arenas que prometem atrair a atenção dos visitantes. A primeira é a Arena #SemFiltro, nome escolhido através de votação na internet, que terá capacidade para 400 pessoas e será comandada por Rosane Svartman. As atividades realizadas neste espaço serão de bate-papo com autores e influenciadores que discutirão temas como feminismo, moda, comportamento, game, música, entre outros assuntos. A lista de convidados é extensa, mas alguns dos nomes são: Thalita Rebouças, Maisa Silva, Hélio de La Peña, Isabela Freitas, Raony Phillips e outros.

O Geek & Quadrinhos é a outra novidade da Bienal 2017. A ideia é levar novas narrativas para o maior evento literário. O responsável por toda programação do espaço é Affonso Solano, um dos principais nome da literatura fantástica no Brasil. As atividades que irão ocorrer no Geek & Quadrinho vão desde bate papo com assuntos variados até mesa de jogos, área de realidade virtual e arena de swordplay (para batalhas medievais). Os assuntos discutidos pelos convidados serão bem do universo geek e abordarão a representatividade feminina, publicações independentes, desenvolvimento de games, lançamento do jogo da Hora de Aventura e claro terá muito sobre a Marvel Comics. Alguns dos convidados são: Fernando Caruso, Mikannn, Carlos Ruas, Thiago Rex, FML Pepper, entre outros.

O Café Literário também está com atrações e temáticas maravilhosas. Coordenador por Rodrigo Lacerda, o espaço trará temas atuais e do interesse da sociedade. A programação será dividida em 3 eixos, são eles: Cotidiano, reforma pública, democracia brasileira, religião, gênero e outros. A literatura, que trará discussões e debates sobre a literatura brasileira, tendo as obras de Ferreira Gullar, Lima Barreto e Tom Jobim como centrais. E a celebração, o espaço irá celebrar datas e acontecimentos que marcaram não só a literatura, mas também toda uma ordem da sociedade. Uma grande novidade será as sessões infantis, nomeadas de Cafézinho Literário. Carl Hart, Martinho da Vila, Rita Lobo, Alessandro Molon e Miriam Leitão, são alguns dos nomes que compõe a lista dos convidados.

E claro não poderíamos deixar de falar do Espaço Infantil, aliais é importante o incentivo da leitura para os pequenos. E para esta edição a curadora Daniela Chindler apresenta um espaço lúdico e interativo que incentiva o questionamento do “O que faz um livro ser um livro?”. Ficarão livros gigantes expostos representando diversas letras do alfabeto, o cenário convidará o visitante a brincar e explorar o local com o corpo. De acordo com Chindler “cada letra é um livro e cada livro sé um universo semântico que cada um viajará da sua forma. ”

Além desses quatro espaços, a 18ª Bienal do Livro Rio terá mais uma vez a Agents & Business Center, parceria com a Feira de Frankfurt, II Fórum de Educação, Interlivros e Praça da Língua, instalação audiovisual que recria a experiência-símbolo do Museu da Língua Portuguesa. Mesmo com tantas novidades, cerca de 8% do espaço para expositores ficarão vagos, por conta da crise muitas editoras tiveram que fechas. Mas Marcos Pereira afirma que visualmente esse número não fará muita diferença.

A 18ª Bienal do Livro Rio acontece entre os dias 31 de agosto a 10 de setembro no Riocentro. Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site do evento e a programação completa também já está disponível.

Mais Circuito de Feiras e Festivais de Literatura

Todas as notícias sobre "Circuito de Feiras e Festivais de Literatura"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

496.800.000

Livros lidos em 230 dias de 2017 no país