Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

21 de setembro de 2017

Livro sobre refugiados é lançado

Divulgação

No próximo dia 16 de julho de 2017 será lançado o livro infantojuvenil “Deixando para trás - Uma história de esperança e futuro para uma criança refugiada” na Livraria Martins Fontes Paulista a partir das 16h. O livro será lançado pela Franco Editora e tem autoria de Ana Dantas e ilustrações de Vanessa Alexandre. A livraria fica na Av. Paulista, 509 – Bela Vista – São Paulo – SP.

O que é xenofobia? Kiara e seus colegas terão que fazer uma apresentação para a professora sobre o tema. A turma vai receber um colega refugiado da Síria. E o que é refugiado? Zayn entra na sala com o olhar perdido e ombros caídos, peso da vivência de uma tragédia humanitária em plena infância. Nessa trajetória de inúmeras descobertas, o que os dois não consideram é que se tornarão melhores amigos. E, mais do que isso, descobrirão na prática o que é essa tal de xenofobia. O livro “Deixando para trás” trata-se de uma história de esperança e futuro para uma criança refugiada no Brasil que fala de amor ao próximo e acolhimento.

Ana Dantas é uma autora que está sempre conectada aos assuntos da contemporaneidade e certamente ela não iria deixar de falar sobre a maior crise humanitária que o mundo vive atualmente, o dilema do assentamento de refugiados. “O que vivemos, deve ser refletido de alguma forma em nossa cultura. É um legado que pode nortear futuras gerações. O maior ganho deste projeto é poder externar essa questão, em forma de literatura, para que a sociedade possa discutir e encontrar uma forma de resolver, ou amenizar, tal assunto”, diz Dantas. O livro é sensível e tem uma história cativante, mas, sobretudo, revela importantes sentimentos de uma gente.

Vanessa Alexandre é ilustradora e autora de livros infantis. Alguns de seus livros já foram selecionados para programas do governo e distribuídos para bibliotecas por todo o Brasil. Para a Franco Editora, escreveu e ilustrou os livros “Vida real” e “Os visitantes”. Livros sobre cultura afro-brasileira e cultura indígena serão publicados brevemente. Para Vanessa: "Ilustrar Deixando para trás me ajudou a enxergar, em cada detalhe, a visão do imigrante no mundo."

A AUTORA

Ana Dantas é roteirista, publicitária, jornalista, escritora e blogueira. Brasileira, soteropolitana, foi professora do curso de Comunicação Social na Universidade Católica do Salvador (BA) e publicou os livros: A adoção de Júlia (2017); Espiritualidade: a nova era (2016); a trilogia da gata Bia com os livros: Se Bia fosse... (2015), Se Bia pudesse protestar... (2014) e Se Bia Falasse... (2013); e, Teatro Baiano: 1990-2000 (2004).

Após quase 20 anos atuando na área de Marketing Promocional, resolveu dar uma guinada em sua vida e ampliou seus horizontes culturais na Califórnia, onde cursou One-Year Screenwriting, na New York Film Academy, entre 2009 e 2010.

Com essa mudança, Ana Dantas aprofundou seu conhecimento na arte cinematográfica e, mais especificamente, no roteiro para cinema. Roteirizou e dirigiu o curta-metragem Red Shoes (2010), bem como criou o roteiro do telefilme Caju com Pizza (2014) que ganhou o edital da TV Cultura no ano de 2012. Escreveu três roteiros de longa-metragens que atualmente estão em fase de captação de recursos. São eles: Santos Roubados, Joaquim, e, Tipo Assim...

Mais Boas ideias

Todas as notícias sobre "Boas ideias"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

568.080.000

Livros lidos em 263 dias de 2017 no país