Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

25 de junho de 2017

Diversidade na Lago de Histórias

Divulgação

Qual é o momento em que a gente cresce e ganha o poder sobre nossa própria vida? Ao perceber que nem mesmo os adultos têm essa resposta, Gabriela se vê diante de um grande mistério, no livro Grande ou pequena, que será lançado pela editora e escritora Helena Lima (ilustrações de Thais Linhares), em 11/6, a partir das 16h, no Espaço Cultural Lago de Histórias, na Urca. No mesmo dia, a autora faz sessão de autógrafos do seu Olga (ilustrado por Anabella Lopez), com a narrativa de uma cobra de óculos vermelhos que apavora uma lagarta, um louva-deus, a cigarra e a lesma, mas não assusta Nina. Será que o que protege a menina é a coragem que tem ou a sua ingenuidade?

O lançamento duplo da Editora Lago de Histórias está na programação de junho do espaço homônimo, que recebe uma das fundadoras da Cia. de Teatro Atores de Laura, com diversos espetáculos premiados, Ilana Pogrebinschi para dar o curso Formação de Contadores de História, dividido em cinco módulos (A Preparação do Contador; Ferramentas Lúdicas do Contador de Histórias; A Voz da Palavra; Contar com objetos; e Sonoridades).

As Oficinas

Nas aulas do primeiro módulo, dias 3 e 4 de junho, das 9h às 13h30, serão trabalhados exercícios práticos, para desenvolver a atenção, presença, escuta, coordenação, contemplação, musicalidade, confiança e a sintonia individual e em grupo, a partir, também, da vivência da professora na capacitação de contadores no Acre, em Angra dos Reis, Saquarema, Niterói, São Gonçalo e no Rio de Janeiro.

Entre os dias 5 e 9 do mês, das 16h às 18h, e das 19h às 21h, a ilustradora argentina Anabella Lopez conduz dois Workshops de Ilustração (Ritmos e Sistemas Gráficos), respectivamente. A vencedora do Prêmio Jabuti, em 2015, na categoria Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, vai dividir sua experiência com ilustradores, artistas plásticos e gráficos, estudantes e interessados em literatura para crianças e jovens e professores, propondo a ruptura de estereótipos visuais e uma metodologia de construção de livros autorais ilustrados.

No dia 10, das 10h às 19h, é a vez da história ficar por conta da editora-chefe da Revista Vida Simples, Ana Holanda, e sua Escrita Criativa e Afetuosa. A jornalista vem percorrendo o Brasil e ensinando a evitar o que torna a leitura difícil. “O que estamos vivendo hoje na escrita não é muito diferente do que experimentamos no dia a dia. Estamos estragados pelo excesso e esquecendo do que é, de fato, essencial”, explica.

As inscrições para as oficinas de junho, assim como para as aulas regulares da Casa, entre outras, sobre Escrita Criativa e Ilustração para crianças, jovens e adultos, e Histórias em quadrinhos, podem ser realizadas pelo emailcontato@lagodehistorias.com.bre pelo telefone (21) 3518-5549.

Editora e Espaço Cultural Lago de Histórias

O Espaço Cultural Lago de Histórias é um desdobramento da editora homônima, fundada em novembro de 2016 no Rio de Janeiro, na mesma noite de lançamento dos livros Mais felizes do que sempre, Bia sem pressa, Os medos de Bel, e Soldado, todos de autoria de Helena Lima, - pedagoga, professora com mais de duas décadas de experiência no ensino básico, editora fundadora do EspaçoCom uma proposta rara no Rio de Janeiro, de oferecer oficinas de criação literária e de artes regulares para crianças, em horário complementar à escola e de segunda a sexta-feira, o Espaço Cultural Lago de Histórias abriu suas portas em abril de 2017.É voltado também para pais, professores e todos que desejam despertar ou aperfeiçoar sua escrita e leitura.

Mais Boas ideias

Todas as notícias sobre "Boas ideias"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

378.000.000

Livros lidos em 175 dias de 2017 no país