Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

26 de junho de 2017

ONG em Macapá vai ‘vender’ livros em troca de boas ações

Fabiana Figueiredo - G1 - 13/04/2017

Uma campanha em Macapá quer incentivar a leitura e estimular gestos de bondade gratuitos entre as pessoas. A 4ª edição do projeto “Feira 1010 maneiras de comprar um livro sem dinheiro” acontecerá no dia 29 de abril, em um shopping no bairro Trem, Zona Sul da capital.

O projeto é realizado nacionalmente e no Amapá é organizado pela ONG Núcleo de Ex-Achievers do Amapá (Nexa), que leva educação empreendedora a jovens. De acordo com o vice-gerente da Nexa, Willian Amorim, de 19 anos, o projeto começa com a arrecadação dos livros e depois há a “compra” dos produtos cujo “pagamento” é alguma boa ação.

“Além de proporcionar essa reflexão do uso do dinheiro, é também para fazer a pessoa voltar a fazer algo que ela foi esquecendo com o tempo, e valorizar as pessoas. São 1010 ações que as pessoas vão precisar fazer para ‘comprar’ um livro”, explicou Amorim.

Para colocar em prática o evento, a ONG está recebendo livros de diversos segmentos. As doações acontecem até o dia 27 de abril em postos de arrecadação na sede do Sebrae Amapá e na escola Augusto Antunes, em Santana, a 17 quilômetros da capital. Não são aceitos livros didáticos, mas os de estilo literário, gibis, revistas e até mesmo paradidáticos podem ser doados para o projeto.

Após as doações, os livros serão catalogados e se estiverem em boas condições serão colocados à disposição na feira, que acontecerá durante todo o dia 29 de abril. Para adquirir o produto, a pessoa deve obedecer a uma ação indicada em cada livro, como ligar para alguém e dizer que ama, falar que os amigos são pessoas importantes, entre outros gestos gratuitos de bondade.

Mais Boas ideias

Todas as notícias sobre "Boas ideias"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

380.160.000

Livros lidos em 176 dias de 2017 no país