Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

25 de julho de 2017

Detentas de Francisco Beltrão participam de projeto de leitura no PR

Carolina Gabardo Belo - Massa News - 01/03/2017

Enquanto aguardam uma sentença ou já cumprem pena, as detentas que estão na Cadeia Pública de Francisco Beltrão têm a oportunidade de participar de um projeto que estimula a leitura. A iniciativa é da Defensoria Pública do Paraná e acontece desde novembro do ano passado.

A cada duas semanas, uma equipe da Defensoria leva diversos livros e promove o diálogo entre as detentas. “O objetivo é proporcionar a continuidade do desenvolvimento dessa população, apesar da reclusão, e possibilitar ainda a escuta e o manejo de questões urgentes nesse ambiente, tais como: família, filhos, saúde, futuro e muitas outras questões que surgem durante o projeto”, explica a psicóloga Delair Spezia Pandolfo, uma das responsáveis pela iniciativa. Em pouco tempo já foi possível perceber que a tensão dentro da cadeia diminuiu.

Os livros emprestados às detentas são provenientes de doações de entidades religiosas, centros universitários, editoras, empresas e pessoas físicas. As presas foram consultadas sobre que tipos de livros elas gostariam de ler e pediram materiais sobre religião, romance, best-seller, materiais didáticos, revistas e conteúdo profissionalizande.

“Além do compartilhamento dos livros, vamos à Cadeia a cada 15 ou 20 dias, nos reunimos com as mulheres e fazemos a troca dos livros. Uma vez que elas escolhem o que pretendem ler, nesse período fazem a leitura e no próximo encontro temos a oportunidade de ouvi-las quanto às suas experiências de leitura. Nesses encontros, ainda, abre-se espaço para que elas tragam temáticas do seu interesse, para que sejam desenvolvidas na conversa. No último encontro, por exemplo, elas abordaram suas dificuldades com as relações interpessoais. Na próxima reunião, então, vamos conversar com sobre isso”, comenta Delair. O projeto deve ser estendido, inclusive, para a ala masculina.

Mais Boas ideias

Todas as notícias sobre "Boas ideias"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

442.800.000

Livros lidos em 205 dias de 2017 no país