Blog do Galeno Observatório do Livro e da Leitura

23 de novembro de 2017

Clubes de leitura: a delícia de compartilhar saberes, livros e opiniões

O Povo - 04/03/2017

Conversar sobre um livro é quase tão prazeroso quanto o ato de ler. Envolvidos pela leitura e pelas personagens, nós discutimos com amigos e colegas sobre as características do texto, a perspicácia do narrador, a engenhosidade do escritor, os caminhos da história. Em Fortaleza, nos últimos meses, vários Clubes de Leitura começaram atividades ou ampliaram o número de participantes. São coletivos envolvidos e engajados, que se reúnem periodicamente para discutir sobre um ou dois livros escolhidos. Com a ajuda de amigos, colegas e desconhecidos do Facebook, eu fiz uma lista com alguns dos Clubes de Leitura em funcionamento na cidade.

Há opções em vários bairros e com vários perfis de leitura! Dos quadrinhos aos clássicos internacionais. Dos autores nordestinos aos livros contemporâneos.

Você conhece outro Clube de Leitura? Sabe mais informações sobre um dos coletivos da lista? Quer fazer uma correção nas informações da postagem? Quer formar um Clube de Leitura? Tem experiência com compartilhamento de leitura e quer opinar? É só comentar na postagem! Essa lista pode/deve ser ampliada, mexida, acrescentada e incrementada! O importante é que todo mundo encontre um grupo para compartilhar saberes, leituras, personagens e opiniões!

Veja a lista:

Leia Mulheres Fortaleza
Acontece na Livraria Leitura do Shopping Del Paseo (avenida Santos Dumont, 3131), sempre no último sábado do mês às 19 horas. O próximo encontro acontece no dia 25 de março, quando será discutido o livro As boas mulheres da China, de Xinran. A mediação é de Alessandra Jarreta.

Clube do Quadrinho Rebirth
O coletivo é especializado em HQs. Também é realizado na Livraria Leitura do Shopping Del Paseo (avenida Santos Dumont, 3131). Os encontros acontecem nas últimas quintas do mês, às 19 horas.

Clube de Leitura Dito e Feito
O grupo discute mensalmente uma obra de autor nordestino. Em março, o encontro acontece no dia 11, às 9 horas, e o livro é Capitães da Areia, de Jorge Amado. A mediação é de Alessandra Jarreta. Os encontros acontecem no Dito Feito Brechó & Cultura (rua João Alves Albuquerque, 34, Parque Manibura).

Café-Clube de Leitura
Realizado no Espaço O POVO de Cultura & Arte (avenida Aguanambi, 282). São encontros mensais para discutir sexualidade e literatura. A próxima reunião do coletivo acontece no dia 15 de março, às 19 horas, e o livro trabalhado será Sergio Y. Vai À América, de Alexandre Vidal Porto. A mediação é dos jornalistas Jáder Santana e Marina Solon.

Clube de Leitura Divina Comédia Humana
Criado em dezembro de 2014 para realizar leituras da Comédia Humana de Honoré de Balzac, o grupo já fez mais de 50 encontros. A próxima reunião será na segunda-feira, dia 6 de março, a partir das 18h30min, no Mais Açaí (avenida 13 de Maio, 793). Será trabalhado o livro Noites Brancas, de Fiodor Dostoievski.

Clube do Livro – PET Pedagogia da UFC
Foi criado pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia/UFC. Um encontro acontece na próxima segunda-feira, 6 de março, às 17 horas, no Bosque Moreira Campos (Centro de Humanidades – Área I – Benfica). O desafio será discutir os livros Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) e Coraline (Neil Gaiman).

Clube de Leitura Sublime
As atividades acontecem na Confeitaria Sublime (rua Eduardo Bezerra, 1276 – São João do Tauape). O próximo encontro acontece no dia 18 de março, quando será discutido o livro A Insustentável Leveza do Ser, do Milan Kundera.

Mais Boas ideias

Todas as notícias sobre "Boas ideias"

Receba por e-mail


Cadastre-se!

Livrômetro

Relógio da leitura no Brasil

704.160.000

Livros lidos em 326 dias de 2017 no país